Pesquisar

Em entrevista, Ana Paula Costa explica o papel de um assessor de imprensa

Uma das entrevistas mais difíceis de conseguir durante a 15° Expo Cristã, maior evento cristão da América Latina, realizada

Em entrevista, Ana Paula Costa explica o papel de um assessor de imprensa

Uma das entrevistas mais difíceis de conseguir durante a 15° Expo Cristã, maior evento cristão da América Latina, realizada de 17 a 20 de outubro de 2019, no centro de exposições do Anhembi, com total certeza foi essa.

Fazendo a assessoria não só de artistas que contrataram seus serviços, mas também de toda a Expo Cristã, Ana Paula Costa passou os 4 dias da feira com um tempo corrido, sendo ela a porta voz oficial do evento.

Assim como a assessora Ana Lopes, Ana Paula também é uma das amizades que levamos na caminhada de blogueiros, desde que ela nos enviou a primeira pauta, que falava sobre o lançamento de Bruna Olly. Ana é formada em jornalismo e é consagrada a pastora. Também leva no curriculum o cargo de empresária e locutora de rádio. Com muita luta, conseguimos “extraviar” a assessora por alguns minutos para nos responder algumas perguntas.

Portal Cantares: É a primeira vez que você faz a assessora de imprensa da Expô Cristã?
Ana Paula Costa: Da expo, sim. Embora eu já tenha vindo em outra edições, o que foi benção demais pra mim, mas trabalhando como assessora foi a primeira vez.

E o que está achando da experiência?
Fantástica! A gente está mentalmente cansados, exaustos. A gente anda muito, trabalha muito; dorme tarde, acorda cedo, muito cedo. Cinco, seis horas e assim é bem puxado, mas quando você vê o rosto das pessoas na feira; quando você vê o olhar, a alegria, alguém chegar pra você e falar de contente… Quando você vê as emissoras, os segmentos, a imprensa gospel. Ah, não tem preço. É gratificante pra gente. Eu agradeço muito a Deus por essa oportunidade. É um privilégio dado por Deus de está fazendo assessoria da Expô Cristã.

Quando você começou a trabalhar como assessora e porque se interessou pela área?
Olha, a minha história é um pouco longa no jornalismo. Quando eu estava na oitava série do colégio Tiradentes da Polícia militar, Deus usou a minha professora naquela época de OSPB, que nem existe mais. Eu apresentei um teatro e ela falou “Ana, você tem tudo para fazer jornalismo” e aquilo me incendiou muito e eu vim formentando aquilo no meu coração. Depois entrei na faculdade de jornalismo pela UniBH, em Belo Horizonte, que é o centro universitário. Ali eu pude fazer a faculdade de jornalismo e pós-graduação ao mesmo tempo. Também fiz o curso de locução que tem tudo a ver com jornalista. Trabalhei em rádio por 7 anos. Muita gente não sabe, mas ainda gravo alguns anúncios comerciais. Em 2010, Deus me deu a oportunidade de montar a minha empresa, a Ana Paula Costa assessoria de imprensa, aonde eu presto serviços. Hoje eu tô livre, Viajo, posso fazer um trabalho para alguém de fora. Eu não preciso ficar presa a um veículo de comunicação somente. Hoje eu presto serviços para várias empresas, artistas, eventos como a expo que é um grande evento, o maior da América latina.

Quantas pessoas você assessora no momento?
Nossa, fica um pouco complicado falar porque é muita gente rsrs. Eu sinceramente perdi as contas, é muito cantor. Tem pessoas que eu não assessoro com frequência. As vezes me procuram pra fazer um determinado serviço, então eu considero cliente. As vezes fica seis meses sem fazer nada comigo aí volta, então eu os considero. São amigos que Deus me deu, então não tem nem como falar aqui de cabeça.

Tem alguém que você sonha em assessorar um dia?
Não, eu sempre entrego nas mãos do Senhor, ele traz pra mim. Eu sou Pastora voluntária, mas como profissão sou jornalista há 19 anos, próximo ano completa vinte e eu sempre peço muito a Deus, pra que Ele traga pra mim aquilo que for da vontade dEle, porque hoje eu reconheço o meu papel.

E qual seria esse papel específico?
O meu papel é alavancar; é ajudar os sonhos dos outros, entendeu? Ajudar a alavancar os sonhos de outras pessoas. Uma das minhas pastora, a Adélia, ela fala isso, que esse é o meu maior dom, promover o sucesso dos outros. Então, isso não tem preço. Se Ele traz é porque é de Deus, então não posso falar “eu queria fulano”. O que Ele trouxer eu vou saber que Ele está trazendo no momento específico, pra eu ajudar a pessoa em determinada área.

De que forma a assessoria de imprensa pode agregar valor à imagem do cliente?
Para mim em especial, em tudo, mas o assessor ele tem um papel preponderante. A gente tem que ser sempre transparente, sincero. E no meu caso eu sou muito sincera com os meus clientes, tanto homens quanto mulheres. Principalmente mulheres. Se uma cliente minha usar uma roupa que eu não achar que foi legal para aquele evento, eu tenho a liberdade de chegar para ela em amor e falar que aquela roupa não pega bem. Se for um homem, se não tiver legal brinco para ele se arrumar (risos). Então, a gente tem essa liberdade. Por isso que o chefe tem esse carinho comigo, porque eu tenho esse carinho de preocupação, de cuidado. Por isso que eu falei que quando Deus manda para mim, é para mim cuidar em alguma área da vida daquele artista. Então meu trabalho ele não é só profissional, ele tem um punho espiritual, tem um punho de amor, de dedicação mesmo.

Atualmente, não é raro sabermos de casos de empresas e celebridades que têm problemas com as mídias sociais devido à rápida divulgação de informações sigilosas, brincadeiras de mau gosto, boatos e difamação. Levando em conta este aspecto, você acha que as mídias sociais ajudam ou prejudicam o trabalho da assessoria de imprensa? Por quê?
Precisamos tomar muito cuidado. Eu procuro sempre alertar o meu cliente, esse é o papel, esse é um dos papéis de um assessor de imprensa, é cuidar da imagem do cliente nas redes sociais. Então eu peço sempre para o meu cliente, para tudo aquilo que ele for postar, que ele ver que é polêmico, que ele ver que pode dar uma certa situação, para que ele venha me mostrar antes e eu falo com meu cliente. Oriento ele para ter cuidado nas palavras. Eu não posso proibir o meu assessorado, mas eu posso orientá-lo a colocar de uma maneira melhor para justamente evitar isso. Hoje tudo se espalha, tudo se filma, tudo se pega, vira meme… Então a gente precisa tomar esse cuidado. Você pode ver que muita das vezes, os escândalos acontecem porque o cliente não ouve o assessor. O cliente quer fazer assim mesmo e acaba lá na frente sofrendo as consequências. Então esse é o papel do assessor.

Pastora, Jornalista, assessora de imprensa, empresária e locutora. Como consegue conciliar essas funções?
Você vai rir. Eu tenho uma amiga que é jornalista, a Kátia, uma guerreira que venceu o câncer de mama. Um dia ela me falou “Ana, você marcou a minha vida”, e a perguntei como e ela disse “um dia você deu uma entrevista, e você falou qual era o segredo para conciliar isso tudo”. Em primeiro lugar, Pai, Filho e Espírito Santo nos dando força em todo momento. Eu orei para fazer o trabalho da expo. Foi oração seis meses direto. Em segundo lugar acordar cedo (risos). A Kátia me falou “Ana, quando você falou isso eu prestei atenção”. Realmente, uma pessoa que quer ser jornalista, você tem que encarar isso com amor e tem que encarar isso com excelência. Hoje eu tenho o privilégio de ter meu escritório jornalistico, que é em home office, mas eu sou muito responsável. Não tem nenhum cliente que você vai perguntar sobre mim que ele vai falar que sou enrolada ou que não respondo. Eu levantei cedo inúmeras vezes nesses 19 anos de profissão. Eu acordava às 4 horas da madrugada para que quando chegasse as 8, 9 horas da manhã, eu já tivesse adiantado meu trabalho. Às vezes as pessoas não entendem esse carinho que os clientes têm comigo. Podem achar que a puxação de saco é interesse, não é por causa desse carinho, desse amor. Eu sou muito amorosa. Coisa que a minha mãe e o meu pai me ensinaram, ser assim. E eu já estou com 45 anos. Eu prefiro prosseguir assim, nesse caminho que eles me ensinaram, graças a Deus. Meus pais são vivos, então eu acho que a gente deve encarar a vida com responsabilidade, o amor naquilo que a gente faz. Então isso conta muito na hora de conciliar o seu trabalho. Tem que ter responsabilidade, Deus acima de tudo e acordar cedo.

Agora falando com a Ana pastora, poderia deixar uma palavra de fé pra quem for ler essa entrevista?
Olha, a maior mensagem que eu posso deixar para vocês que forem ler essa entrevista é que Deus é na vida da gente. Deus é quem coordena tudo. Eu quero deixar uma palavra para você, prossiga! Eu sou conhecida na minha igreja como a pastora da motivação, porque nós vivemos em uma sociedade que muitas pessoas matam o sonho das outras. Eu não fui chamada para derrotar pessoas, eu fui chamada para ser benção na vida das pessoas, eu fui chamada para impulsionar a vida das pessoas. Esse é o meu chamado em Deus, e como pastora, a minha responsabilidade é melhor ainda, porque eu tenho que viver aquilo que eu prego no púlpito. Então, quero deixar isso para vocês. Você não foi chamado para ser um derrotado, você foi chamado para ser benção dentro daquilo que Deus te chamou! Às vezes Deus não te chamou para o jornalismo, Deus chamou para ser médico, Deus chamou para ser um advogado, um enfermeiro para cuidar de vidas, enfim. Eu poderia sentar aqui e escreveu um livro, falar tanta coisa desses meus 19 anos de profissão, mas algo que eu não perdi foi a minha fé em Deus, e saber que mesmo que nada ao meu redor alimente a minha fé, eu sei que tem um Deus que zela por mim, e no momento certo, as coisas vão acontecer. Então não desista dos seus sonhos e faça sempre com amor esse, é o diferencial que nos precisamos. Seja a cura na vida das pessoas.

Para contratar os serviços de assessoria de Ana Paula Costa, acesse os canais abaixo:

Ana Paula Costa
Assessoria AL Agenciamentos

Email: [email protected]
Emstagram: www.instagram.com/anacostacomunicacao
Facebook: www.facebook.com/anacostacomunicacao

About Author

estudiomoriah

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *