Pesquisar

Dona do “Hit da Formiguinha”, Vaneyse apresenta nova música para o público infantil

Com quase 20 anos de carreira dedicados ao público infantil e conhecida pelo sucesso “Hit da Formiguinha”, que tem

Dona do “Hit da Formiguinha”, Vaneyse apresenta nova música para o público infantil

Com quase 20 anos de carreira dedicados ao público infantil e conhecida pelo sucesso “Hit da Formiguinha”, que tem mais de 25 milhões de plays, somando os números do Spotify e do YouTube, a cantora Vaneyse apresenta sua nova canção para os pequeninos. 

Escrita pela própria artista, “Ele é Santo” nasceu da vontade de mostrar Deus como um melhor amigo para as crianças. A produção musical é de Vinny Narciso, com quem Vaneyse trabalha há alguns anos.

– Hoje em dia a gente vê as crianças sendo influenciadas por tantas coisas negativas e por amigos imaginários que só induzem a criança a fazer coisas erradas. Então, eu quero dizer para elas que Deus é o nosso amigo e está sempre com a gente. E eu tento retratar Jesus na linguagem delas, de forma que a criança compreenda quem é Jesus – explica a cantora.

Juntamente com o single, Vaneyse lançou o videoclipe de “Ele é Santo” em seu canal no YouTube, que conta atualmente com quase 250 mil inscritos e mais de 45 milhões de visualizações. O clipe, que coloca Vaneyse no meio de uma animação, foi idealizado por Diego Araújo.

– A mensagem dessa canção é justamente ensinar pra criança que ela tem um amigo que é santo, que é justo, que é bom, que Ele é amor e que a criança precisa ser parecida com Ele. E a criança tende muito a copiar, né? Então, que ela possa copiar o exemplo de Jesus e passar isso para as outras crianças – detalha.

O RÁDIO FOI O COMEÇO DE TUDO

Nascida e criada em um lar cristão, Vaneyse se entregou a Cristo aos sete anos de idade. Apaixonada por música desde a infância, suas maiores referências eram Cassiane, Aline Barros e Cristina Mel. Aos 15 anos, ela teve sua primeira experiência em estúdio com uma banda de adolescentes de um projeto social.

Formada em Jornalismo, ela fez estágio na Rádio Continental, uma das principais AMs cristãs, quando foi colocada para apresentar um programa infantil. Nascia ali o programa “Vaneyse no Espaço da Garotada” e também o ministério infantil da artista.

– Eu lia a Bíblia, cantava com as crianças, fazia brincadeiras e ali começava o meu ministério com crianças. As pessoas começaram a me chamar para cantar e pregar nas igrejas porque me ouviam na rádio e enxergavam em mim que eu tinha um chamado nessa área e realmente tinha – recorda Vaneyse.

Essa caminhada com as crianças acabou gerando, em 2007, o CD “Vaneyse e a Garotada”, onde Vaneyse cantava com os primos, que eram crianças na época e participaram até das fotos do encarte.

A ERA MK MUSIC E O “HIT DA FORMIGUINHA”

Em 2012, Vaneyse foi trabalhar na Rádio 93 FM, uma das emissoras cristãs mais ouvidas no Rio de Janeiro. Na época, ela entrou para cobrir férias e acabou ficando. Em 2016, ela entrou para o cast da gravadora MK Music, estreando com o grande sucesso “Hit da Formiguinha”, que viralizou na internet e também nas igrejas.

– A assessora da Marina de Oliveira, diretora artística da MK Music, conhecia meu trabalho com as crianças e viu que eu tinha lançado uma música na época. “Meu Pai, Meu Amigão” tinha batido 50 mil views no YouTube em duas semanas e isso era um número muito expressivo porque ainda não tinha esse boom que é hoje a internet em questão de música. Aí a Marina mandou fazer o convite para poder lançar meu trabalho. Eu lançava um CD por ano e já estava gravando um novo. Então, a MK Music lançou o “Brincando de Escolinha”, que tem o “Hit da Formiguinha” e foi uma bênção de Deus muito grande na minha vida e no meu ministério – conta Vaneyse.

O “Hit da Formiguinha” nasceu três anos antes de seu lançamento, quando Vaneyse fazia um trabalho de evangelização nas escolas ao lado de umas amigas missionárias. 

– A gente tinha muita resistência de estar nesses locais que não eram igrejas para falar de Jesus. Então, a gente tinha que ter algo neutro para cantar que não fosse nem a música secular, mas que também não fosse uma música assim, descaradamente falando do Evangelho porque não podia. Orando e trocando umas ideias com as amigas, acabei tendo essa inspiração e o “Hit da Formiguinha” entrou no coração das crianças e muitas escolas cantaram e cantam até hoje – explica a cantora e pregadora.

Além do “Brincando de Escolinha”, a passagem pela MK Music – que durou até 2020 – rendeu mais 11 singles, dois EPs e um álbum com canções ainda para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e até mesmo para o Dia do Pastor. Outro grande sucesso dessa trajetória pela gravadora foi “Reino Sem Fim”, que contou com a participação do Pr. Lucas, conhecido pela canção “Pintor do Mundo”.

– Essa canção surgiu da vontade que eu tinha de fazer uma música que fizesse com que as crianças tivessem vontade de saber como é o céu. E a gente vai avaliando assim o gosto das crianças de uma forma geral, principalmente as meninas que gostam muito desse universo de princesa, de príncipe, de castelo e tal. Aí Deus me deu essa inspiração de fazer essa canção falando sobre um Rei que preparou tudo pra gente morar lá no céu. Quando eu mostrei essa canção para a MK, eles deram a ideia de chamar o Pr. Lucas para gravar e tem sido um sucesso – comemora Vaneyse, que bateu mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.

NOVOS ARES

Em 2020, Vaneyse passou a distribuir suas músicas pelo Nova Música Gospel, a distribuidora digital do Grupo MK de Comunicação por onde tem lançado suas canções para animar a criançada. 

Em janeiro de 2024, ela lançou a canção “Jesus Está no Barco”, que trouxe um clipe feito em animação, mas com a cantora em carne e osso, assim como no clipe da nova canção “Ele é Santo”. O resultado agradou tanto as crianças que o vídeo de “Jesus Está no Barco” já passou dos 300 mil views.

– As crianças gostaram muito por me verem de uma forma diferente. As pessoas sempre me viam nos clipes com crianças dançando, mas nesse tem eu, tem barco, tem mar, tem discípulo, tem Jesus dormindo, acordando e acalmando a tempestade – resume Vaneyse.

DESAFIOS DO MINISTÉRIO COM CRIANÇAS

Antenada em tudo o que envolve o universo das crianças, Vaneyse não abre mão dos princípios e valores cristãos na hora de montar seu repertório. 

– Meu critério é sempre a Palavra de Deus. Dificilmente eu componho alguma coisa que não tenha Bíblia, a não ser que a proposta seja algo educativo fora do contexto da igreja. Eu sempre uso a Bíblia como meu manual. Às vezes, eu abro uma passagem e já quero fazer uma música sobre esse tema. Deus sempre me surpreende dando algo diferente que as crianças ouvem, entendem e reproduzem.

Nessas quase duas décadas de caminhada, a cantora e pregadora está ciente de como as coisas evoluíram e conseguir captar a atenção dos pequeninos é, sem sombra de dúvida, um dos grandes desafios do ministério infantil.

– O maior desafio que nós temos hoje são as distrações. As crianças estão muito distraídas com o mundo tecnológico e isso não é uma dificuldade só para quem prega, mas até para um professor ensinar uma matéria ou para um pai ou uma mãe educarem dentro dos princípios que eles querem. A gente tem uma concorrência muito grande com a tecnologia. 

Como forma de driblar essa concorrência, Vaneyse usa material digital em suas pregações nas igrejas.

– Já que a criança gosta tanto de tecnologia e de tela, então ela vai olhar para minha tela e vai aprender a palavra de Deus. O desafio realmente é você prender a atenção de forma que você consiga passar a mensagem e que ela guarde aquilo no coraçãozinho dela. A concorrência com o celular é desleal nos dias de hoje, mas o Senhor tem dado graça e tem dado certo. 

ALÉM DO MINISTÉRIO INFANTIL

Mas engana-se quem pensa que Vaneyse só traz sucessos infantis em seu ministério. Apesar de ser conhecida mais entre os pequeninos, o primeiro CD da artista lançado em 2006 trouxe músicas de adoração e o infantil saiu um ano depois.

Como forma de se comunicar também com um público jovem e adulto, ela lançou dois singles pelo selo Nova Música Gospel, o braço digital do Grupo MK de Comunicação. Em 2020, ela lançou a canção autoral “Encontro” e, em 2021, veio “Viva o Rei”, escrita pelo seu produtor musical Vinny Narciso, que faz um feat na faixa.

CLUBINHO 93 E PLANOS PARA O TEATRO

Paralelo à carreira de cantora e ao ministério infantil, Vaneyse ainda arruma tempo para ser apresentadora de rádio. Desde 2018, ela comanda o Clubinho 93 nas manhãs de sábado da Rádio 93 FM na companhia do animado Galo Jacó. A parceria nesses anos tem dado tão certo que a dupla de apresentadores já lançou duas canções –  “Medley das Crianças” e “Num Trenzinho Tão Legal”. 

– É muito legal trabalhar com o Galo Jacó. Tem sido um tempo muito especial e as crianças têm gostado – relata Vaneyse, que também comanda o Clubinho TALK, onde recebe várias personalidades do segmento gospel.

Casada com Roberto Rodrigues, Vaneyse pertence à Assembleia de Deus Vitória em Cristo do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Ela garante que já tem outras novidades para o seu público, que por enquanto pode conferir suas músicas nas plataformas digitais e no YouTube e acompanhá-la nas redes sociais, inclusive em seu perfil do Emstagram – o @vaneysekids – repleto de atividades e canções para os pequeninos.

– Nós estamos com projetos grandes, não só de lançar músicas, mas de fazer eventos que ultrapassem as portas das igrejas. O objetivo agora é alcançar quem está fora da igreja. Muitas crianças não têm a oportunidade de estar num culto, mas vão ao teatro. Então, vamos tentar chegar ao teatro e aos outros locais onde as crianças estão para poder falar de Jesus e ganhar muitas vidas para servirem a Cristo. É esse o desejo do meu coração – finaliza a cantora.

About Author

Rafael Ramos

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *