Pesquisar

Com uma trajetória de 11 anos, Romário Viana se destaca como um renomado engenheiro de áudio de grandes artistas do cenário gospel

Quem assiste um DVD ou até mesmo um projeto ao vivo no YouTube nem imagina que nos bastidores há

Com uma trajetória de 11 anos, Romário Viana se destaca como um renomado engenheiro de áudio de grandes artistas do cenário gospel

Quem assiste um DVD ou até mesmo um projeto ao vivo no YouTube nem imagina que nos bastidores há um trabalho árduo para que o fator mais importante seja entregue perfeitamente: o som. Por trás do que se vê, há o trabalho de excelência de um engenheiro de áudio, ofício que Romário Viana desempenha há mais de 11 anos. Natural da cidade de Divino, Minas Gerais, o jovem tomou novos ares quando aos 19 anos foi morar no Rio de Janeiro e começou a trilhar uma nova jornada em sua vida.

Desde criança, ele já respirava música. A influência do pai e dos irmãos, todos dedicados à arte sonora, despertou nele uma paixão pelo universo musical. “Meu pai, além de tocar, também era dono da banda e de todos instrumentos. Então, eles ficavam lá em casa em um quarto onde ensaiavam”, relata o engenheiro de áudio que aproveitou as oportunidades que a vida lhe deu.

Mas, foi no Rio de Janeiro que ele deu seus primeiros passos no backstage de grandes shows. A carreira iniciou como roadie da dupla sertaneja David e Deyr, permanecendo com eles durante seis anos. Foi nesse período que Romário teve a oportunidade de aprender os segredos dos bastidores e a importância do áudio em performances ao vivo. “Decidi ir para o Rio através de um convite do meu irmão Rodrigo Viana”, conta Romário. “Essa mudança foi fundamental para minha carreira”, complementa.

Relevância na cena musical gospel

Após anos de dedicação e aprendizado, Romário expandiu seus horizontes, migrando para o mundo da música gospel após a separação da dupla sertaneja. Seu talento e expertise logo o levaram a colaborar com renomados artistas do cenário gospel e diversas igrejas em relevância. E o primeiro a lhe dar essa oportunidade foi o cantor Davi Sacer. “Ele foi o meu primeiro artista gospel onde além de participar de turnês e eventos, tive a honra de gravar o DVD 15 anos de história do Davi Sacer, que contou com participações especiais de artistas como: Simone Mendes, da ex-dupla Simone e Simaria, Daniela Araújo, Ton Carfi e DJ PV.. Só tenho mesmo a agradecer, pois através do incentivo e a ajuda dele eu consegui com que o cenário gospel viesse a conhecer meu trabalho”, afirmou.

Depois de Sacer, Romário chegou a colaborar com artistas como Aline Barros, Theo Rubia, Sarah Beatriz e Shirley Carvalhaes. Assim, o engenheiro de áudio passou a marcar presença em produções de alto nível e consolidando sua reputação como um dos principais profissionais do segmento.

Mas, essa jornada não teve apenas flores. Romário enfrentou diversos desafios, desde as noites sem dormir nas estradas até contratempos técnicos nos bastidores dos shows. Esses fatores foram importantes para que Romário tivesse mais determinação e paixão pela sua profissão e esse reconhecimento o torna um engenheiro de áudio de renome no meio gospel.

“Nosso papel é tão importante quanto o dos músicos”, destaca Romário. “Somos responsáveis por sonorizar e trazer a arte para o público”, diz. Sua visão vai além das mesas de mixagem. Romário enxerga o papel de engenheiro de áudio como um elemento essencial na produção e difusão da música gospel com toda excelência que ela precisa ter.

Um olhar para o futuro

Com tantos anos de bagagem, Romário Viana entende que sempre há mais para alcançar e almeja alcançar voos ainda mais altos em sua carreira. Seu desejo é expandir sua influência e contribuir cada vez mais para o cenário da música gospel, levando sua expertise além das fronteiras.

Um projeto desafiador: DVD Trazendo a Arca 20 anos

Vale a pena destacar o que talvez seja o projeto mais desafiador da carreira de Romário Viana. O DVD que celebrou 20 anos do Trazendo a Arca. “Pra mim, essa gravação não foi igual às outras, pois estávamos gravando em uma das maiores festas de rodeio do Brasil em Cajamar – SP. Então, precisávamos contar com os melhores equipamentos. Usamos 32 canais de microfones e transmissores sem fio. “Como o palco era muito grande e tinha uma passarela muito extensa, todos os músicos precisavam estar sem fio, pois iriam se movimentar por todo o palco, inclusive até o final da passarela. Tínhamos poucos canais de RF (Rádio Frequência), mas conseguimos coordenar tudo certinho sem falhas e sem qualquer tipo de problema. Por isso, foi bem desafiador, mas conseguimos entregar um excelente trabalho”, narra.

Romário ainda explica que ele também atuou como engenheiro de áudio de estrada do Trazendo a Arca. “Sou muito grato a todos os componentes do grupo por terem confiado em mim e no meu profissionalismo”, diz. E essa excelência é chancelada por outros profissionais de alta performance, como o renomado produtor musical Johnny Essi. “Romário Viana fez um excelente trabalho como sempre, e não abro mão dele em minhas produções”, afirmou Essi.

Já Luiz Arcanjo, vocalista do Trazendo a Arca, comentou. “Romário foi uma peça chave para nosso trabalho. Além de ter feito parte da produção do DVD de 20 anos do nosso ministério, ele já mixou e produziu toda parte de áudio da nossa live no YouTube durante a pandemia. Além disso, tenho meu trabalho paralelo chamado ‘Samba pra Deus” na qual ele também fez parte e mixou essa outra live para o YouTube”, chancelou.

Siga Romário Viana no Emstagram:
https://www.instagram.com/romarioaudio/ 

About Author

marketinggospelchannelbr

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *