Pesquisar

Top 10: Cantoras Pentecostais

Um dos principais e mais populares estilos musicais do meio gospel, o Pentecostal, vem se renovando, se modernizando e

Top 10: Cantoras Pentecostais

Um dos principais e mais populares estilos musicais do meio gospel, o Pentecostal, vem se renovando, se modernizando e mantendo-se relevante ao longo do tempo. O estilo característico das igrejas pentecostais expandiu seu alcance e hoje é um dos que mais vende discos físicos.

A música pentecostal agrega característica de outros estilos, como o forró, sertanejo e, mais recentemente, o pop. Marcado por letras fortes que trazem como temas mais corriqueiros a manifestação do Espírito Santo, o Arrebatamento e Vitoria, o pentecostal ainda tem mais uma característica importante: é dominado pelas mulheres.

Vamos apresentar nesse Top 10 as principais cantoras pentecostais que tiveram destaque ao longo dos anos e, principalmente, que contribuíram para a formação, caracterização, solidificação e popularização do estilo.

10 – NOEMI NONATO

A paulistana Noemi Nonato, hoje uma bem sucedida vereadora de São Paulo em seu terceiro mandato, iniciou sua carreira solo no final da década de 80. De lá para cá, foram mais de 20 discos e 2 DVDs lançados, sempre com grande aceitação do público. Com um timbre de voz peculiar, Noemi foi um dos grandes destaques do gênero nos anos 90/00 fazendo uma espécie de “pentecostal raiz”, mesclando características da música pentecostal com outros ritmos como o sertanejo. O resultado dessa mistura foi um grande número de admiradores e diversos sucessos emplacados e cantados em todo o Brasil. Músicas como “Pássaro Ferido”, “Sem Jesus não dá”, “Esta Benção é pra Você”, “A Hora da Vitória”, “Deus Resolve o Seu Problema”, entre outras são frequentes em hinários de grupos de senhoras.

No início do mês, a cantora lançou seu mais novo álbum “Espírito Santo”.

9 – SOFIA CARDOSO

A baiana Sofia Cardoso é filha adotiva de Araci Miranda, uma importante cantora pentecostal da igreja Deus é Amor. Cantando desde a infância com a mãe, gravou 22 discos em 20 anos. Em carreira solo desde 1988, quando lançou “Justo Galileu”, Sofia gravou também mais de 20 CDs e trás na bagagem musical 2 DVDs. Nos mais de 45 anos de carreira, a cantora firmou um ministério sólido e foi uma das primeiras a ser reconhecida dentro do gênero pentecostal. Ainda hoje, Sofia Cardoso ministra por todo o Brasil e no exterior, cantando novos e antigos sucessos, como “Exaltado seja o Senhor dos exércitos”, “Voar nas Asas do Espírito”, “Segure o Anjo” e “Deixe o Espírito Santo te Envolver”.

8 – ANDRÉA FONTES

Andrea Fontes lançou o primeiro disco em 1982, aos 8 anos de idade. Hoje, com um pouco mais de 30 anos de carreira, a cantora fluminense se tornou um dos principais expoentes da música pentecostal. Conhecida por sua interpretação marcante, Andréa coleciona certificações de disco de ouro e platina, além de um grande número de sucessos como “Permissão de Deus”, “Batismo no Ônibus”, “Pregador Fiel”, “Ser Cristão”, “Desembanhia Sua Espada” e “João Viu”, além do ícone “Benedita e o colírido” que são cantados no Brasil inteiro.

7 – ELAINE DE JESUS

Elaine de Jesus lançou o primeiro disco em 1993, mas foi a partir de 1999, com o álbum “Muito Especial” que ela começou a ganhar destaque, embalada por uma nova onda que a música pentecostal estava começando a apresentar. Em 2002, com o disco “Até o Fim” foi alçada ao posto de uma das principais cantoras dentro do estilo e se tornou uma das preferidas de grupos de jovens de igrejas pentecostais. Músicas como “Até o Fim”, “É Demais”, “Quem chora pra Deus”, “Tesouro do Coração”, “Terremoto Santo”, “Perola”, entre outras, são cantadas em igrejas do Brasil inteiro, sempre com boa aceitação.

Em comemoração de seus 25 de carreira, Elaine segue divulgando regravações de algumas canções com uma nova roupagem de seus maiores sucessos em seu canal YouTube e divulgação digital pela atual gravadora, MK Music.

6 – ROSE NASCIMENTO

Uma das mais belas vozes da música pentecostal, se não a mais bela. Rose Nascimento é uma cantora excepcional. Membro de uma família renomada no meio da música cristã contemporânea, Rose se destacou como uma das mais notáveis entre os Nascimento. Com mais de 20 anos de carreira e 20 discos lançados, a cantora se destaca como uma das principais intérpretes do estilo pentecostal. Rose acumula diversas certificações de discos de ouro e platina, bem como diversos sucessos. Músicas como “Fiel por Toda Vida”, “Sempre Fiel”, “Mais Firme do que Nunca”, “Não Ceda”, “Santo, Santo, Santo”, entre outras, são conhecidas por todos os que acompanham a música pentecostal.

Corre boatos por aí que a cantora já anda selecionando repertório para um possível álbum para este ano.

5 – DAMARES

A paranaense Damares é a cantora pentecostal com maior destaque na atualidade. Damares se tornou um fenômeno depois de mais de 10 anos de carreira. A cantora viu seu nome se tornar um dos mais importantes da música nacional ao gravar o aclamado disco “Apocalipse” onde, entre outros sucessos, se destacou o mega hit “Sabor de Mel”, uma das músicas pentecostais mais executadas dos últimos anos. O álbum já ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Após este marcante trabalho, Damares migrou para a Sony Music, lançando mais 3 discos inéditos, o “Diamante”, “O Maior Troféu”, e o mais recente “Obra Prima”. Os discos somam um montante de mais de 1 milhão de cópias comercializadas – Diamante mais de 600 mil, O Maior Troféu mais de 500 mil e Obra Prima 60 mil – .
Atualmente, na chamada “era digital”, Damares é a cantora pentecostal de maior reprodução musical desta era.

Damares anunciou que estará lançando um EP de inéditas este ano e também algumas músicas de sucessos de seus álbuns anteriores voltado apenas para o formato digital. Também anunciou a gravação de um DVD em prol de seus 20 anos de carreira.

4 – MARA LIMA

A paranaense Mara Lima é uma das pioneiras da música pentecostal e, ainda hoje, é uma de suas principais referências. Em mais de 30 anos de carreira, a cantora gravou 36 discos e coleciona sucessos. Músicas como “Sabe Filho”, “O Valor de uma Alma”, “Unção Divina”, “Caminhos”, “Mais que um Sonho” e “Daniel” são verdadeiros hinos da música pentecostal. Mara Lima é presença obrigatória em qualquer lista música de grupos femininos das igrejas pentecostais tradicionais.

Recentemente, Mara Lima lançou seu CD/DVD “Recordando Outra Vez”, em comemoração de seus 35 anos de carreira e já anda preparando um disco de inéditas que deve ser lançado ainda este ano.

3 – LAURIETE

Uma das vozes mais conhecidas da música pentecostal, Lauriete tem mais de 30 anos de carreira, 24 discos lançados, diversos hits na bagagem e muitos discos vendidos. Com seu timbre inconfundível e interpretação marcante, Lauriete se firmou como uma das maiores cantoras pentecostais. Tendo destaque desde a década de 1980, Lauriete se tornou nacionalmente conhecida com o disco “Palavras” de 1999. A partir de então, veio o famoso álbum “O Segredo é Louvar” (2001) e a cantora passou a emplacar um sucesso atrás do outro. Músicas como “Deus dos deuses”, “Palavras”, “Toca nas Águas” e “Dias de Elias” são clássicos pentecostais e cantados no Brasil inteiro.

Lauriete anunciou que estará lançando um álbum EP de inéditas nos próximos anos e atualmente, se encontra em estúdio com o marido Magno Malta gravando um álbum para ser lançado ainda este ano.

2 – CASSIANE

Caminhando para o topo de nossa lista está Cassiane. Uma das cantoras mais populares do Brasil! Ela tem um dos discos pentecostal mais vendido de todos os tempos, o sucesso “Com Muito Louvor” (1999). A música tema deste trabalho é a mais conhecida dentro deste estilo e inaugurou um novo momento para a música pentecostal. A partir do “Com Muito Louvor”, esse estilo musical saiu das paredes das igrejas pentecostais e se popularizou a ponto de ser comum encontrar cantores que cantavam o “estilo Cassiane”. Além deste disco histórico, Cassiane ainda lançou outros trabalhos emblemáticos como “Recompensa”, “A Cura” e “25 Anos”. A cantora lançou mais de 20 discos e vendeu mais de 7 milhões de cópias. Dessa frutífera carreira, se destacam canções de sucesso que são cantadas por cristãos do Brasil inteiro. Músicas como “Com Muito louvor”, “Hino da Vitória”, “Oferta Agradável a Ti”, “Minha Benção”, “Imagine”, “Para Sempre”, entre tantas outras já são verdadeiros clássicos.

Atualmente, Cassiane se prepara para lançar seu mais novo disco “Nível do Céu”, após seu controverso retorno a gravadora MKMusic, nesta segunda-feira (14), será disponibilizado o primeiro single deste trabalho inédito, “Arma Secreta” nas paltaformas digitais e um clipe no canal YouTube da gravadora.

1 – SHIRLEY CARVALHAES

Ela é a grande dama da música gospel nacional. Em mais de 35 anos de carreira e com 34 discos lançados, Shirley é a recordista de vendas no estilo pentecostal, atingindo a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Desde 1977, a cantora vem emplacando sucessos que marcaram a música cristã nacional. Canções como “Bate Coração”, “Há uma Saída”, “Faraó ou Deus”, “Estou Contigo”, “Ditosa Cidade”, “Mãos Ungidas”, “Ninguém Vai Impedir o Meu Canto” entre dezenas de outras músicas são verdadeiros clássicos pentecostais. Além de tudo já citado Shirley Carvalhaes ainda merece o topo da lista por ter conseguido se manter relevante e popular mesmo depois de tantos anos. Ela acompanhou com primor a evolução da música pentecostal e, ainda hoje, consegue manter suas características que a tornaram conhecida, mas se modernizou o suficiente para conquistar os mais jovens.

Shirley acaba de gravar seu próximo álbum EP e deve ser disponibilizado em breve para sua comercialização.

Bônus

Elaine Martins

Surgindo meio tímida no renomado mundo gospel, a carioca nasceu em lar evangélico e desde cedo começou a cantar para Deus. No ano de 2000 com a ajuda do até então pastor, Elaine lança seu primeiro álbum dedicado a música cristã contemporânea por titulo “Força Santa”, entretanto, foi com o disco “Muda-me” (2004) que a cantora obteve um certo destaque com o através do hit daquele ano “Sei é Bem Assim” e posteriormente “Página Em Branco”, pertencente ao álbum “Posso Confiar” (2007) muito executado por usuários de entorpecentes.
Mas foi com o álbum “Santificação” que a carioca, de fato, conseguiu se consolidar como uma das grandes cantoras do gospel atualmente. O disco é repleto de hits que são entoados até os dias de hoje nas congregações, quando o grupo de senhoras querem dar uma “cajadada” nos demais presentes, sempre optão por cantar o título do CD. Dona de uma voz potente e autentica, Martins possui mais de 15 anos de puro louvor e adoração e é uma das grandes sensações pentecostal atualmente, sempre sábia em repertório e uma reprodução adequada para seu timbre.

A cantora está se preparando para lançar seu terceiro álbum pela gravada MK Music e oitavo de carreira. Recentemente lançou um single dedicado para as mães e suas perdas.

 

O que achou desta seleção? Acha que faltou alguém? Comente abaixo.

About Author

estudiomoriah

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *