Pesquisar

Confira na íntegra, nossa entrevista com a jornalista Ana Paula Costa

Uma das entrevistas mais difíceis de se conseguir durante a 15° Expo Cristã, maior evento cristão da América Latina,

Confira na íntegra, nossa entrevista com a jornalista Ana Paula Costa

Uma das entrevistas mais difíceis de se conseguir durante a 15° Expo Cristã, maior evento cristão da América Latina, realizada de 17 a 20 de outubro de 2019, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com total certeza foi esta.


Fazendo a assessoria não só de artistas que contratam os seus serviços, mas também de toda a Expo Cristã, Ana Paula Costa passou os quatro dias do maior evento cristão do Brasil com o tempo corrido.


Assim como a assessora Ana Lopes, a jornalista mineira Ana Paula Costa também é uma das amizades que levamos na caminhada de blogueiros, desde que ela nos enviou a primeira pauta cuja abordagem falava sobre o lançamento da cantora Bruna Olly.


Ana é formada em jornalismo com atuação em assessoria de imprensa, é assessora digital, locutora profissional e revisora. Além disso, foi consagrada, junto ao seu esposo, em outubro de 2015, ao pastorado. Ana Paula é pastora voluntária e lidera o Ministério de Mulheres de Mulheres da Comunidade Batista Nova Floresta, em Belo Horizonte (MG), cidade onde mora com a sua família. A jornalista também leva no currículo o cargo de empresária, é CEO da APC Assessoria de Imprensa, sua empresa de comunicação.


Durante a Expo Cristã, com muita “luta”, conseguimos “extraviar” a assessora por alguns minutos para nos responder a algumas perguntas.

Portal Cantares: É a primeira vez que você faz a assessora de imprensa da Expo Cristã?


Ana Paula Costa: Da Expo, sim. Embora eu já tenha vindo em outras edições, o que foi bênção demais para mim, mas trabalhando como assessora do evento foi a primeira vez.

Portal Cantares: E o que está achando da experiência?


Ana Paula Costa: Fantástica! Claro que todos nós da equipe estamos mentalmente cansados, exaustos! (Risos) Andamos para lá e para cá o dia todo, trabalhamos muito; dormimos tarde e acordamos cedo, muito cedo! É bem puxado, mas quando olhamos o rosto de cada pessoa que entra aqui no Anhembi, quando alguém chega perto de nós e expressa a alegria de participar da Expo, isso compensa todo o cansaço. Quando vemos o segmento sendo representado em peso pela imprensa gospel, isso não tem preço. É gratificante para cada um de nós. Eu agradeço muito a Deus por essa oportunidade ímpar. É uma escola, mais um aprendizado para a minha vida e carreira jornalística, além de ser um privilégio dado por Deus de ser assessora de um projeto gigantesco como este.

Portal Cantares: Quando você começou a trabalhar como assessora e por que se interessou pela área?


Ana Paula Costa: A minha história no jornalismo é um pouco longa. Quando eu estava na 7ª Série do Colégio Tiradentes da Polícia militar (CTPMMG), isso em 1990, Deus usou a minha professora Luiza. Naquela época, ela dava aula de uma disciplina chamada Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Eu apresentei um teatro e do meio da sala ela me disse: “Ana, você tem tudo para fazer jornalismo.” Aquela frase me incendiou por dentro. A partir de então, fui fomentando aquilo dentro do meu coração. Depois, em 1996, entrei para a faculdade de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), me formando no ano 2000. Também fiz o Curso de Locução que foi muito bom para o meu currículo, pois me abriu muitas portas. Trabalhei em rádio por sete maravilhosos anos. Ainda gravo alguns anúncios comerciais. Tive a honra de trabalhar na Comunicação da Igreja Batista da Lagoinha por nove anos. Uma escola tão linda para mim do qual sou muito grata! Em 2010, Deus me deu a oportunidade de trabalhar por conta própria. Em 2014, formalizei a minha empresa, a APC Assessoria de Imprensa. Hoje, para a honra e glória do Senhor, eu presto serviços para várias empresas, artistas e eventos como esse da Expo Cristã.

Portal Cantares: Quantas pessoas você assessora no momento?


Ana Paula Costa: Fica um pouco complicado de falar a quantidade porque são muitos clientes entre artistas e empresas. Há clientes, por exemplo, que eu não assessoro com frequência, pois, às vezes, eles me procuram apenas para fazer um determinado serviço. Mas todos os que já passaram e ainda passam pela minha assessoria são amigos preciosos que Deus me deu e pelo qual eu tenho tamanho respeito e admiração.

Portal Cantares: Tem alguém que você sonha em assessorar um dia?


Ana Paula Costa: Especificamente não, pois eu sempre oro e entrego também o meu trabalho nas mãos do Senhor. Eu percebo que, além da assessoria, Deus me capacita para um cuidado pastoral com praticamente todos os clientes que Ele me envia. Não é algo impositivo, mas natural. Hoje eu reconheço esse papel. Minha relação profissional com meus clientes é uma recíproca de respeito. Neste ano, 2020, completo 20 anos de profissão; de alegrias, e também, claro, de muitas lutas, mas muito crescimento profissional, espiritual e pessoal. E sim, em tudo, dou graças a Deus.

Portal Cantares: E qual seria esse papel específico?


Ana Paula Costa: Vou responder a esta pergunta citando uma frase que minha amada pastora Adélia Porto Dias me disse certa vez. “São vinte anos de amor, cuidado, entrega, conselhos, dedicação ao sucesso do outro. Uma vida dedicada à promoção do outro.” Esse é o meu papel. Este é o dom que Deus me deu: motivar, ajudar e servir pessoas. E isso não tem preço.

Portal Cantares: De que forma a assessoria de imprensa pode agregar valor à imagem do cliente?


Ana Paula Costa: O assessor de imprensa tem um papel fundamental na carreira do artista. E este valor pode ser agregado de inúmeras formas na imagem do cliente. No meu caso, como lido com muitos cantores, vou citar algumas características importantes do nosso serviço. O trabalho do vendedor de show, por exemplo, é o reflexo do trabalho de divulgação que nós assessores fazemos. Quem passa a comunicação do artista para a imprensa e o público, é o assessor de imprensa e o marketing também (vale ressaltar isso). O entrosamento do assessor com a equipe de trabalho do artista é essencial. Juntos, vamos discutir as estratégias de divulgação e o foco do trabalho. Outro exemplo. Nós assessores cuidamos também da imagem do artista perante os meios de comunicação, auxiliando na reputação do cliente. Reputação é a opinião do público em relação ao artista que eu assessoro. No meu caso, cuido do artista até mesmo no que se refere a uma roupa ou a uma maquiagem. Quando assumo a assessoria geral de um cliente, os textos que vão para o designer passam por mim para evitar que materiais visuais ou gráficos saiam com erros de português. Enfim, são muitas coisas, mas citei alguns aqui.

Portal Cantares: Atualmente, não é raro sabermos de casos de empresas e celebridades que têm problemas com as mídias sociais devido à rápida divulgação de informações sigilosas, brincadeiras de mau gosto, boatos e difamação. Levando em conta este aspecto, você acha que as mídias sociais ajudam ou prejudicam o trabalho da assessoria de imprensa? Por quê?


Ana Paula Costa: As Redes Sociais são bênção na vida de todos nós desde que saibamos utilizá-las. Eu procuro sempre alertar e orientar o meu cliente com relação ao que ele posta ou divulga nas Redes Sociais. Esse é também um dos papéis do assessor de imprensa. Eu não posso proibir o meu assessorado de publicar o que ele deseja, mas posso orientá-lo a colocar de uma maneira melhor para evitar problemas futuros. Pois hoje tudo vira print, meme e se espalha com uma rapidez incrível. Emfelizmente, muitas crises acontecem porque o cliente não ouve o assessor. O assessor avisa, explica, mas o cliente quer fazer assim mesmo e acaba, posteriormente, sofrendo as consequências.

Portal Cantares: Esposa, mãe, jornalista, assessora de imprensa, empresária, locutora e pastora. Como consegue conciliar todas essas funções?


Ana Paula Costa: Você vai rir, mas, pelo menos para mim, a resposta é acordar cedo. (Risos) Eu tenho uma amiga jornalista, a Kátia Soares, uma guerreira que venceu o câncer de mama. Um dia ela me falou assim: “Ana, você marcou a minha vida. Pois você concedeu uma entrevista certa vez e contou qual era o seu segredo para conciliar todas as tarefas. Você disse que era acordar cedo.” Rimos disso! Pois é, só assim mesmo para dar conta de tudo. E claro, com o principal: Pai, Filho e Espírito Santo nos dando força em todos os momentos. É aquilo, o dia tem 24 horas e eu tenho que dar conta de tudo nessas horas. E isso inclui cuidar de mim também como, por exemplo, me exercitar. O fator tempo é extremamente valioso para mim. Procuro não perder tempo com aquilo que não vai agregar nada de bom na minha vida.

Portal Cantares: Agora, falando com a Ana pastora, poderia deixar uma palavra de fé para quem for ler essa entrevista?


Ana Paula Costa: A mensagem que eu deixo para vocês que forem ler essa entrevista é “perseverança”. Não desistam das coisas ao primeiro “não” que ouvirem ou quando uma porta se fechar. Prossigam fazendo aquilo para o qual Deus lhes chamou. Eu sou conhecida na minha igreja como a “pastora da motivação”. Vivemos em uma sociedade na qual, infelizmente, muitas pessoas matam o sonho das outras. Eu não fui chamada para derrotar pessoas, eu fui chamada para ser bênção, para impulsionar pessoas. Esse é o meu chamado em Deus. Você não foi chamado para ser um derrotado, você foi chamado para viver os sonhos de Deus! Nesses 20 anos de profissão, algo que eu não perdi foi a minha fé, “porque sei em quem tenho crido” (2 Timóteo 1.12). Mesmo que por algum momento nada ao meu redor alimente a minha fé, eu sei que tenho um Deus que zela por mim e, no momento certo, as coisas vão acontecer. Seja cura na vida das pessoas.

Para contratar os serviços de assessoria de Ana Paula Costa, acesse o Emstagram abaixo:


Ana Paula Costa
APC Assessoria de Imprensa
Emstagram: www.instagram.com/anacostacomunica

Por Ysa Oliver

About Author

estudiomoriah

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *