Desde que o mercado fonográfico mudou suas formas de consumo de músicas que o segmento gospel vem cambaleando e isso foi notório durante os primeiros anos dessa transição do físico para o streaming. O público gospel parece não ter se adaptado muito bem as novas formas de consumo o que fez com que os artistas tivessem mais desafios. No pentecostal a coisa foi ainda mais seria, a cada lançamento, nada agradava o povo e muito menos chegava a ter muita expressividade. Mas, o fato é que o gospel começou no final do ano de 2018 a se reestabelecer e ao que tudo indica o “povão” começou a entender como as coisas funcionam, é claro, ainda temos muito caminho a percorrer.
De forma individual, tratando-se deste que vos escreve, a adaptação não demorou muito, pois já usava as plataformas antes delas se tornarem os principais meios de consumo de músicas, de devido a uma atividade que exigia isso. Eu era editor chefe do extinto blog DESKTOP GOSPEL e precisava me atualizar o mais rápido possível para gerar conteúdo para o blog. Entretanto, o momento da transição dessa forma de consumo também marca o fim do blog, o que me levou a aposentar a tinta e a caneta.
De longe observo os lançamentos, teço algumas criticas e ainda me posiciono a respeito do mercado no que restou de um grupo que havia no blog. Foi neste grupo que conheci a Ana Paula Gomes, cantora que me motivou a voltar a escrever esse tipo de texto, que mesmo diante dos desafios que comentei acima nos apresenta um álbum de forma física e digital que vale a pena ouvir e abusar dos replays. Promessa é divida e vim aqui, em outro espaço, cumpri-la.
“Reaja” é o primeiro lançamento da cantora e conta coma produção musical do Maestro Ronny Barbosa, com composições de renomados artistas como Eduardo Schenatto, Gislaine e Mylena e Claudio Louvor. A produção vocal é de Hedy Barbosa. Os backings Vocal são Hedy Barbosa, Paulo Zuckini e Paloma Possi. Sem mais enrolações, vamos a análise do álbum.
“Eu Sou Do Céu” é a faixa que abre o disco e quem assina a mesma é Rogério Junior. A introdução da canção não é muito longa e conta com uma mistura de acordes de guitarra, teclado, violino e bateria. Quando a cantora inicia temos uma breve parada dos instrumentos que é quebrada por um tímido teclado ao fundo, em seguida os demais instrumentos vão aparecendo e se juntam a música com belos arranjos de violino, guitarra e contrabaixo. O backing-vocal também começa a aparecer e junto com a cantora entoam uma letra que versa de forma poética a respeito do desejo do crente de ascender ao céu. Em detalhes, a canção aborda o que se espera no momento de ver a Jesus, bem como sobre o comprometimento do fiel. O ponto alto da canção é a ponte que existe intercalando e voltando para um refrão ainda mais forte. A interpretação cantora de fato condiz e sentimos que a mesma vive a aquilo que canta, desejando ver a face de seu mestre. Está é uma canção genuinamente pentecostal, com belos arranjos e merece o replay. Conjuntos tem uma bela música pra vocês aqui.
A segunda faixa do disco, “Não Temerei”, é a minha preferida. Temos aqui um inicio feito em teclado e um tímido violão. Isso ficou muito lindo, Sr. Ronny. De forma bem alinhada o teclado vai se misturando aos demais instrumentos e temos aqui batidas firmes. Os arranjos são bonitos, mas sem muitos destaques e a música fica melhor quando se aproxima do replay, ela dá uma crescida e tem paradinhas e tudo. O refrão dessa música é chiclete e a interpretação de Ana foi perfeita. Entonação, dicção, impostação de voz, tudo na medida certa. A cantora lança as palavras e a gente acredita no que ela esta cantando. A guitarra merece um comentário, mesmo que de forma tímida ela aprece em momentos cruciais da canção, o que a deixa ainda mais bela. Ronny é de fato um especialista em teclado e piano, esse é o forte dele. Os arranjos desse instrumento são os melhores. Quem assina a faixa é Eduardo Schenatto. Pode abusar do replay.
Faixa titulo do disco, “Reaja” ocupa a terceira posição no projeto e temo aqui a melhor canção para grupos de louvor. Jovens, atenção! Com uma entrada já pesada, temos umas batidas fortes, violino e guitarra fazendo toda a harmonia inicial. Os instrumentos dão uma breve pausa e Ana começa a cantar, em seguida os instrumentos retornam como todo peso junto ao back. A parte alta da canção está exatamente no desenvolvimento dela. Quando chega à parte “Deus conta com quem…” a canção cresce mais ainda e do lugar a um refrão forte e uma bela letra. Nesta faixa a voz da cantora apresenta certa rouquidão em alguns momentos que deu uma beleza a mais para a interpretação. De forma forte, acompanhada pelo back ela relembra qual é a guerra que a igreja realmente precisa enfrentar. Ouviu, irmão?! A mensagem desta canção é extremamente necessária e atual, em um momento onde parecemos esquecer-nos do verdadeiro papel da igreja aqui. Da mesma forma que iniciou, a canção encerrou, por isso, de forma forte REAJA, irmão. Quem assina a composição e a própria cantora.
A quarta canção do disco é uma composição de Claudio Louvor e tem por titulo “O alvo da Igreja”. Eita cantora para gostar de arrebatamento rsrsrs. Temos aqui uma das canções mais belas do disco. A introdução feita em guitarra já nos chama atenção e nos dar certo ar de mistério. O teclado abre para a cantora iniciar e com batidas fortes a música vai ganhando forma. O refrão chega e o back vocal ganha mais peso junto aos demais instrumentos. As batidas são firmes e acompanham a seriedade do tema da canção. A interpretação de Ana novamente merece destaque e os arranjos de voz ficaram muito bonitos.
“Apenas Barro” é a canção “reflexiva” do disco e da uma quebrada no peso que vínhamos seguindo no disco (isso é essencial) e nos leva para um momento mais intimo. Quando ouvi pela primeira vez eu pensei: “eita, tem até uma faixa romântica” rsrsr. É uma canção cantada em primeira pessoa, e trata-se de uma verdadeira oração. Como é bela essa faixa. O sax de fato fez toda a diferença aqui. A interpretação da cantora foi perfeita nesta canção, de uma leveza, respeito e cuidado com cada palavra que emociona. Que venhamos pedir todos os dias para sermos remodelados pelo criador e reconhecer que é supremo. Quem assina a canção é a dupla Gislaine e Mylena.
“Desperta” é a sexta canção do disco é assinada por Jonathan Paes. A canção retoma a levada de canções fortes que vínhamos ouvindo no disco e novamente o arrebatamento aqui é tema. A produção musical aqui teve grande destaque, os arranjos dessa canção são entusiasmantes e bonitos. Guitarra, contra baixo, teclado e bateria são os pontos fortes. Ouvir essa canção com um bom fone de ouvido é uma experiência singular. Conjuntos aqui têm uma canção forte e bonita para seus repertórios. Pentecostal do jeito que gostamos rsrrs.
Composição do querido Nikolas Ribeiro, “Resgata-me” é a sétima faixa do disco e minha segunda preferida. Sabe quando o menos é mais? Essa música é o exemplo. Letra direta, clara e coesa. Costumo dizer que é uma música “redondinha”, perfeita. Se tirar ou acrescentar estraga. Temos aqui uma produção que segue a linha de todo o álbum, com batidas fortes, com belos arranjos de teclado e guitarra. A ponte da canção é um verdadeiro clamor de alguém que em algum momento se perdeu e precisa da ajuda do mestre, bem como toda a canção expressa esse sentimento. A interpretação da cantora nem precisa de comentários. Que timbre bonito.
Para encerrar o disco temos “Escolhas”, mais uma composição de Gislaine e Mylena e de forma digna o álbum é fechado. Na mesma altura que iniciou a cantora encerra o projeto. Destaque para a guitarra que se mistura muito bem ao som da bateria e demais instrumentos. O violão nesta faixa ficou muito bonito, embora apareça bem pouco. A canção é envolvente e contagiante. Outro chiclete. O final da canção é belíssimo, temos um back afinado, umas batidas mais fortes e fim srsrs. Que essa mensagem seja a nossa escolha diária. O replay é obrigatório.
Por fim, temo um excelente álbum lançado neste inicio de ano. Um verdadeiro diamante lapidado por muito tempo. Um belo projeto que merece destaque no meio dos demais, pelo primor, cuidado e boas canções. Temo um repertório que não pecou em nada, com boas canções, belos arranjos e ótima interpretação. A única ressalva que fazemos é a respeito dos temas das canções poderiam ter variado mais. Espero que tenham gostado um saudoso abraço. Fiquem todos com Deus, se cuidem, protejam os idosos e crianças, nos vemos quando tudo isso passar.
Alisson Lima, ex-editor chefe do Desktop Gospel
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